terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Petrobras detecta acidente na Bacia de Santos


A Petrobras divulgou um comunicado informando que ocorreu um acidente na extração de petróleo no Bacia de Santos, no pré-sal. O acidente ocorreu a cerca de 300 quilômetros da costa do Estado de São Paulo.
Segundo a Petrobras, foi detectado um rompimento na coluna de produção de um navio-plataforma, por volta das 8h30 desta terça-feira (31). "O poço encontrava-se em produção com um sistema de monitoramento e registro contínuo. Após o rompimento, o sistema de segurança fechou automaticamente o poço. O poço encontra-se fechado e em condições seguras", diz o comunicado.
A empresa fez uma estimativa e acredita que cerca de 160 barris de petróleo foram lançados ao mar, e diz que não há possibilidade do petróleo chegar na costa brasileira. "A Petrobras acionou imediatamente o seu Plano de Emergência. Foram mobilizados todos os recursos necessários para o recolhimento do petróleo no mar e do petróleo residual da parte superior da coluna".
A Petrobras diz que as causas serão investigadas e que informou oficialmente a ocorrência aos órgãos competentes, como a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Terceiro acidente em três meses 
O acidente reportado nesta terça-feira pela Petrobras é o terceiro envolvendo extração de petróleo em águas brasileiras nos últimos três meses. Na quinta-feira passada, um navio da Petrobras vazou petróleo no litoral norte do Rio Grande do Sul. Uma mancha de cerca de 800 metros se espalho pelo mar, e atingiu as praias por volta das 18h do dia 26. A Transpreto, empresa pertencente a Petrobras, disse que fez a limpeza da Praia de Tramandaí e retirou o petróleo do mar.
Em novembro de 2011, um acidente na Bacia de Campos envolvendo a empresa americana Chevron chegou a vazar mais de 2,4 mil barris de petróleo. A Chevron foi multada pelo Ibama e pela ANP.
Fonte: Agência Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário