segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Prêmio para merenda escolar reconhece 22 prefeituras


A merendeira Dilma Cavalcante, uma das vencedoras do prêmio

Merendeira há oito anos, Dilma Cavalcante garante que a maior alegria de sua vida é ouvir das crianças: "Tia, quero mais; tia, a comida está gostosa". Dilma trabalha na Escola Municipal Professor Valdiro Cordeiro, em São Bento do Una, Pernambuco. O colégio atende 150 crianças de 4 a 8 anos em tempo integral. "Servimos quatro refeições. Faço a comida como se fosse para meus filhos. Tenho o maior amor por eles", derrama-se. As crianças já vão para casa alimentadas e de banho tomado.

Dilma foi uma das vencedoras do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar e participou da cerimônia de entrega da oitava edição da premiação, nessa quarta-feira (23), em Brasília. "Crianças bem alimentadas serão adultos saudáveis", disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, representando a presidenta Dilma Rousseff no evento. A ministra elogiou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério da Educação (MEC), que não só garante comida saudável como ajuda a dinamizar a economia local e a agricultura familiar. 

Ao pedir uma salva de palmas para as merendeiras, a ministra disse que "graças a elas não conseguimos só uma alimentação saudável, como também gostosa". Ela lembrou que foi recém-construído o primeiro Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em que "a alimentação escolar é um dos carros-chefes". 

Exemplos – Antoninho Marmo Trevisan, presidente do comitê gestor da Ação Fome Zero, entidade promotora da premiação, destacou que o prêmio se destina a quem faz a coisa bem feita. "São exemplos para todas as cidades brasileiras, que devem se tornar fatores de estímulo para outros municípios". 

As experiências premiadas são divulgadas no Observatório de Boas Práticas do portal da Ação Fome Zero. A organização não governamental, criadora do certame, representa uma aliança de empresas que apoiam e promovem ações de desenvolvimento social.


Fonte: Boletim MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário