terça-feira, 8 de maio de 2012

Plano diretor em Natal: discussão será ampliada


O presidente da Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transporte e Habitação da Câmara Municipal, vereador Raniere Barbosa, irá apresentar hoje no plenário do Legislativo municipal a proposta de criação de um calendário propositivo para a realização de audiências públicas para a discussão do Plano Diretor de Natal. O vereador comunga com a promotora de Defesa do Meio Ambiente, Gilka da Mata, a necessidade da participação popular no debate do tema. 
Adriano AbreuProblemas da cidade tem que contar com discussão da comunidade
Problemas da cidade tem que contar com discussão da comunidade

 Ele disse, que o diferencial da sua proposição está na realização de audiências fragmentadas, de acordo com os temas contemplados no conjunto de leis que forma o Plano Diretor, por áreas específicas e não de forma generalizada. "Pretendemos, inclusive, realizar reuniões nas áreas das Zonas de Proteção Ambiental, ouvindo a população, os empresários, o Ministério Público", destacou o vereador. Ele ressaltou, ainda, que muitos termos do Plano precisam ser regularizados antes da revisão obrigatória ser iniciada.

 Conforme levantamento do vereador, faltam ser regulamentados o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, as Áreas de Interesse Social (AEIS), o Plano Diretor de Arborização e o Plano Setorial. Este último consiste numa espécie de diagnóstico dos bairros da capital, elencando suas necessidades e potenciais de desenvolvimento. Restam, ainda cinco Zonas de Proteção Ambiental a serem regularizadas através de decretos de lei. 

 "Com a realização de audiências públicas fragmentadas, teremos a oportunidade de obtermos uma riqueza maior nos detalhes das informações com a participação de todos os agentes envolvidos", ressaltou Raniere Barbosa. 

 Assim como a representante do Ministério Público, em reportagem publicada pela TRIBUNA DO NORTE domingo passado, o vereador comentou que o Município é "omisso e negligente" por não implementar o Plano. 

 A primeira reunião técnica para discussão da implementação do calendário propositivo das audiências públicas sobre o Plano Diretor está marcada para o próximo dia 21. O vereador enviará convites ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, Sindicato das Indústria de Construção Civil (Sinduscon) e Ministério Público.  



Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário