quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Em Caicó, festa ainda não acabou

No final da tarde desta quarta-feira, (22), se encerra a folia de Momo em Caicó/RN, para este ano de 2012, com a promessa por parte de muitos foliões, que retornarão no próximo ano. O movimento no terminal rodoviário foi intenso nas últimas 24 horas, inclusive uma das empresas que faz linha para diversas cidades e estados colocou ônibus extras para o transporte dos passageiros."A demanda é muito grande. A pessoas vieram da Paraíba, de Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Vale do Açu, entre outras", relatou um dos dirigentes da empresa.

Inácia Santos Hoje, a partir das 17h, o tradicional Bloco do Magão - que já saiu nos últimos quatro dias - faz o percurso, encerrando as festividades puxando o Camburão da Polícia Militar
Hoje, a partir das 17h, o tradicional Bloco do Magão - que já saiu nos últimos quatro dias - faz o percurso, encerrando as festividades puxando o Camburão da Polícia Militar

Os oito dias de festa carnavalesca em Caicó, foram vividos intensamente por quem procurou este destino. Seja em casas de familiares, em pousadas ou em hotéis os foliões vieram e lotara principalmente os blocos de rua - Ala Ursa do Poço de Sant'Ana e o Treme-Treme - e, é claro, o Complexo Turístico Ilha de Sant'Ana.

Para o carnavalesco Ronaldo Batista de Sales, o "Magão", houve uma melhora para este ano, se comparado com os anos anteriores. Nesta quarta-feira, de cinzas, o bloco faz o percurso encerrando as festividades puxando o Camburão da Polícia Militar. São os policiais que passaram o carnaval inteiro trabalhando. Na abertura do evento eles saem também com o Ala Ursa e fecham o carnaval na folia. A saída é prevista para às 17 horas, da entrada da Ilha de Sant'Ana. O percurso é o mesmo dos dias anteriores - Av. Seridó - Rua Pedro Velho - Av. Celso Dantas - Av. Cel. Martiniano e Av. Seridó, onde ocorre a dispersão.

ILHA

No complexo turístico Ilha de Sant'Ana, todas as noites uma média de 30 mil pessoas se divertiram ao som de várias  atrações. A estimativa de público foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros. Na Ilha, todas as noites diversas equipes dos Bombeiros e da Secretaria Municipal de Saúde, atuaram para dar assistência aos foliões que precisassem. As festas de clube tiveram alguns percalços a partir do evento que teria a participação do puxador de trios elétrico Ricardo Chaves. Ele não cantou no Caicó Iate Clube no domingo, como estava previsto, alegando não ter recebido o cachê como combinado.

Não faltou alegria na folia de Pirangi

Vale pedir emprestado a blusa da irmã, a maquiagem da mãe e o salto alto da tia. Vale também comprar a fantasia e se produzir. O objetivo: tornar-se uma "virgem" e desfilar pelas ruas de Pirangi. Foi esse o clima que marcou a tarde/noite na praia do litoral sul do Estado nesta segunda-feira (20). A animação tomou conta e não faltaram brincadeiras e irreverência entre as "meninas".

As perucas eram louras, ruivas e roxas. As blusas eram apertadas e decotadas e os shorts, curtos. O rostos se encheram de blush, sombras, rímel e batom. As "virgens" de Pirangi se concentraram na praça principal da praia para dar início ao desfile que elegeu a rainha. A brincadeira que começou há  26 anos tomou agora grandes proporções e angaria cada vez mais integrantes.

O professor universitário Raimundo Antunes, 62, foi o pioneiro entre as "virgens". Integrante e organizador do tradicional Bloco do Cajueiro, ele queria algo que desse menos trabalho e trouxesse mais diversão. "Foi quando um certo dia nos vestimos de mulher e saímos pela rua. Foi uma grande festa que todos começaram a repetir. Hoje, a brincadeira está desse tamanho aqui", afirmou Antunes.

Mesmo sendo responsável pelo evento, o professor da área de Educação Física também se fantasiou. "Sou a Dilma do Cajueiro. Tenho grandes projetos, como levar o maior cajueiro do mundo para os parrachos", disse repleto de irreverência. O desfile para eleger a mais bela "virgem" teve início às 16h30 e atraiu a população, que aplaudia os candidatos favoritos.

A grande vencedora foi Sincreide Valquepeida. A personagem que demandou intensa produção por parte do professor de dança André Batista, 30 anos, caiu no gosto do público e dos que avaliavam as performances. "É o terceiro ano que participo, sempre como nega maluca temática. Esse ano vim de cangaceira e deu certo", disse. Além da campeã, outras candidatas passaram pelo palco em Pirangi. Com alegria, ironizavam políticos e outras personalidades.

Macau: mel, disposição e trio elétrico

Foliões lambuzados de mel e cheios de alegria tomaram conta do domingo de carnaval em Macau, onde segundo dados da coordenação da festa, cerca de 250 mil pessoas brincaram no famoso arrastão do Mela-Mela, puxado por três trios elétricos. Para adoçar a folia e não fugir da tradição, a Prefeitura de Macau comprou 13 toneladas de mel e distribuiu durante todo o percurso de 6,5 quilômetros. A animação ficou por conta das bandas Swing de Galpão e Grafith e da cantora macauense Lane Cardoso.

A Polícia Militar no comando do Major Fernandes garante a segurança de todo o trajeto, onde se misturam políticos, personalidades e foliões anônimos, vindos de todas as regiões do país, com um único propósito: fazer jus ao título que a folia macauense carrega: "Um Mundo de Alegria".

Para o prefeito Flávio Veras que promove a festa pelo oitavo ano e acompanhou todo o percurso na frente de um dos trios elétricos, o carnaval de Macau se consolidou não só pela animação e estrutura, mas pela sensação de segurança proporcionada aos foliões.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário